O Fly Geyser, também conhecido como "Fly Ranch Geyser", é um pequeno gêiser geotérmico, localizado a aproximadamente 32 km ao norte de Gerlach, em Washoe County, Nevada, EUA. Essa formação geológica está situada no interior de uma propriedade particular, e por essa razão não é tão conhecida.
O Fly Geyser não é um fenômeno genuinamente natural, pois foi criado acidentalmente em 1916 durante a perfuração de um poço. O poço funcionou normalmente durante vários anos, mas na década de 1960, a água geotermicamente aquecida encontrou um ponto de fraqueza na parede e começou a escapar para a superfície. Minerais dissolvidos começaram a ascender, se acumulando e criando as formas em que o gêiser se encontra, em um processo de crescimento que se estende até hoje.
A água está em constante esguichamento, chegando a se elevar 1 metro e meio no ar. O gêiser contém vários terraços que descarregam água em aproximadamente 40 piscinas numa área de 30 hectares. O gêiser é formado por uma série de diferentes minerais, resultando nesse colorido excepcional.
0 comentários:
Postar um comentário